A programação incluiu shows, passeio ciclisto e queima de fogos
No último dia 13 de maio a cidade de Redenção comemorou mais um aniversário, desta vez de seus 41 anos de Emancipação Político Administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal, elaborou um extenso calendário de eventos e programação cultural, considerados o maior da história de Redenção até aqui. Uma grande estrutura foi montada no espaço cultural com para receber o público. No local foi montada uma grande estrutura com praça de alimentação, onde foram comercializados bebidas, comidas típicas, além de montagem de barracas para exposição e comercialização de várias peças de artesanatos. Iniciando as festividades, na noite do dia 11 de maio, aconteceu o 1º “Celebra Redenção”, com o Festival Evangélico, um concurso de músicas cristãs que contou com a participação de 20 concorrentes de várias igrejas e denominações. A disputa teve a participação de 20 concorrentes que premiou os 5 primeiros colocados com presentes e premiação em dinheiro. Foram distribuídos mais 20 reais em premiação. Ao fim da primeira noite de festa, aconteceu uma apresentação especial com o show gospel do cantor Pastor Lucas. A programação seguiu no dia 12 com a apresentação do padre Helder da paróquia Nossa Senhora das Graças, e também do padre Joaquim da paróquia Cristo Redentor. Ainda se apresentaram Matheus Fialho, Tierry e Gabriel Neto. O ponto alto da segunda noite ficou por conta de um grande show pirotécnico que encantou o público presente. O dia 13 de maio, data exata do aniversário da cidade, começou com o 1º “Pedala Redenção”, Auto Romaria, passeio ciclístico organizado pela igreja Nossa Senhora das Graças, que percorreu as principais avenidas da cidade. Finalizando a programação de aniversário no espaço cultural, a prefeitura presenteou se o público presente com os cantores Rui Brasil, Samucca, Manassés, Lucas Soutto, Carol Aves, apresentação de cantores regionais, além de uma belíssima apresentação da banda mirim de Redenção sob a regência do maestro Levino Alcântara.
O secretário de governo da prefeitura de Redenção Manoel Marinho, afirmou que uma imensa força tarefa foi mobilizada para realizar a festa dos 41 anos de Redenção. “Quero aqui agradecer não só ao prefeito Marcelo Borges por confiar á toda equipe esse grande desafio de realizar essa belíssima festa, como também aos demais secretários, funcionários e colaboradores da prefeitura que nos ajudaram a dar esse grande presente ao povo de Redenção” ressaltou Manoel Marinho.
O Prefeito de Redenção Marcelo Borges, acompanhado de secretários municipais e vereadores, destacou que o município é o principal centro comercial do sul do Pará e vem crescendo bastante com inúmeras obras inauguradas, outras em andamento e expectativa de mais obras para este ano. “A história de nossa cidade é o próprio rosto de sua gente. Essa festa não teria sentido se não fosse feita para cada um morador de Redenção. No que depender da prefeitura, no próximo ano faremos uma festa ainda maior e melhor, esse é compromisso de nossa gestão, fazer sempre o melhor para o nosso povo” Ressaltou o prefeito Marcelo Borges.
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO:
Fundada em 1972, a cidade de Redenção foi emancipada e desmembrada do município de Conceição do Araguaia, por meio da lei estadual assinada em 13 de maio de 1982, pelo então governador Alacid Nunes. O primeiro prefeito foi Arcelide Veronese. A economia do município é baseada na pecuária de corte, que fornece gado para vários frigoríficos. A cultura da soja foi incluída recentemente e vem atraindo muitos investidores do Brasil. O comércio é forte na cidade e recebe pessoas de várias cidades do entorno, contribuindo para geração de empregos. O setor imobiliário tem apresentado um crescimento vertiginoso nos últimos anos. Com a implantação de Universidades nas áreas de Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia e outras áreas, a cidade é considerada como polo universitário da região do Carajás. A oferta do ensino superior, têm atraído estudantes de diversas partes do país. Administrada pelo prefeito Marcelo Borges, a cidade que completa 41 anos, tem uma população estimada em 100 mil habitantes. É uma cidade plana com um traçado urbano bem definido cortado por avenidas largas de canteiros com flora nativa da região amazônica.
Comentários